Passo a passo para o S&OP

Muitas empresas querem começar um processo de S&OP, mas não sabem como dar os primeiros passos.

Neste artigo, mostraremos alguns pontos importantes para a criação de um S&OP. Passaremos passo a passo para a implantação.

Um processo de S&OP propriamente aplicado é capaz de resolver problemas recorrentes às empresas que lidam com as incertezas do Supply Chain. Dentre os problemas que ataca podem-se citar questões como:

  • Perdas de Vendas
  • Plano de Demanda com erro alto
  • Baixa Produtividade
  • Excesso/Falta de Produtos em Estoque
  • Falta de alinhamento entre execução e estratégia de Serviço
  • Alto índice de Insatisfação
  • Danos à marca, clientes perdidos
  • Baixo Capital de Giro

No entanto, tenha em mente que S&OP não é receita de bolo!

Não existe uma fórmula universal que garanta sempre os mesmos resultados.

Fatores como a indústria em que o negócio se encontra, a complexidade de sua cadeia de suprimentos e as características da organização como cultura, conhecimento e envolvimento das áreas criam o contexto para desenho do processo.

Assim, a implantação do processo deve ser direcionada a partir de 4 pilares: Pessoas, Processo, Tecnologia e Data Science.

4 pilares da Plannera passo a passo

Desenhe seu processo

O processo de S&OP conta com 5 etapas principais. São elas: coleta de dados, planejamento de demanda, planejamento de operação, análise de cenários e reunião executiva.

5 etapas principais SOP Plannera passo a passo

As etapas não são escritas na pedra e podem ser adaptadas para cada caso.

Lembre-se, o S&OP ocorre mensalmente e tem foco no planejamento tático. O horizonte de planejamento mínimo do processo deve algo superior ao lead time de resposta, garantindo a capacidade de resposta suficiente para imprevistos.

Assim, o horizonte mais comum para o Planejamento das Vendas e Operações varia de 6 a 24 meses.

Atente-se! Se as etapas estão poluídas com discussões sobre o passado ou decisões operacionais, reveja o andamento do processo.

O objetivo é realizar uma ponte entre estratégia e operação lidando com as visões do meio termo, ou seja, nem pra hoje ou amanhã, nem pra daqui a 5 ou 10 anos.

Forme um time

Forme um time Plannera

Dono

Todo processo deve ter dono! É importante que o líder desse processo consiga agir de forma neutra, sem lidar com viés por conta de metas de áreas especificas.

Assim, idealmente, o líder do S&OP não estará vinculado a nenhuma das áreas que contribuem ao processo, garantindo que o ótimo local (de cada área) não será priorizado frente ao ótimo global do negócio.

Papéis Importantes do Time

A equipe de S&OP por fins de organização deve ter 3 principais papéis bem definidos:

  1. Líder: Responsável por coordenar a equipe de S&OP e pela governança do processo, conduzindo o planejamento junto com as áreas colaboradoras;
  2. Demanda: Responsável pelas análises do planejamento, trabalhando na revisão dos números interagindo com áreas comercial e marketing;
  3. Operações: Responsável pelo planejamento da produção e identificação das restrições.

Ao formar a equipe de S&OP é de suma importância entender se os integrantes possuem o perfil para tal. Destacamos 7 habilidades essenciais para uma equipe S&OP no vídeo abaixo.

Proteja seu Time!

Se as atividades do time estão constantemente sendo afetadas por questões que tangem o curto-prazo, o processo estará com o foco errado e não entregará os resultados esperados.

Por isso dizemos, o Planejamento não se mistura bem com a Execução. O time de S&OP não pode lidar com os problemas de execução pois eles sempre falarão mais alto. Um “incêndio” que está na sua porta sempre falará mais alto que um “incêndio” daqui a 6 meses.

Então Proteja seu Time! Eles precisarão de tempo analítico para a evolução do S&OP.

Busque Ferramentas

Plataforma Demand Plannera

Ao desenhar o processo e compreender todas as atividades e análises necessárias mensalmente você encontrará uma restrição clássica de todo processo: Tempo!

Sua grande aliada para superar esse limite e garantir a produtividade necessária deve ser a tecnologia.

As tecnologias de S&OP possibilitarão a automação do trabalho manual e aumento do poder de análise. Garantindo, dessa maneira que o ciclo se encaixe dentro de um mês.

Mas lembre-se de buscar tecnologia quando estiver seguro com seu processo. Se não estará apenas chegando mais rápido no lugar errado!

Uma das melhores ferramentas no mercado hoje para auxiliar no S&OP é o Plannera Demand.

Com ela, é possível escolher automaticamente o melhor modelo de previsão para cada família de SKUs a partir de dados históricos por meio do uso de Séries Temporais e modelos avançados de Machine Learning.

Além disso, como todo bom processo de planejamento de demanda precisa da colaboração de Marketing e Vendas, a nossa plataforma possui uma interface intuitiva em que cada área pode facilmente adicionar seus insights nos planos. Esses dados podem ser trabalhados no nível mais detalhado (como por SKU e cliente/loja) ou em níveis mais agrupados, facilitando o trabalho.

Há, ainda, uma seção de lançamentos em que podem ser adicionados produtos novos e, a partir do comportamento de um produto já existente, pode-se ter um entendimento de seus impactos para a demanda e para o planejamento da empresa.

Entre em contato conosco para saber mais sobre ela ou dê uma olhada na página do Plannera Demand!

Baseie sua decisão em dados

O S&OP estará constantemente tomando decisões e promovendo mudanças que afetam diversas áreas.

No entanto, em termos de governança o S&OP não é “chefe” de área alguma…

Esse fato pode gerar relutância das outras áreas quanto as decisões. Daí surge a necessidade da equipe de S&OP ter domínio sobre os dados. Sua maior ferramenta de convencimento serão os dados analisados que justificam as decisões tomadas.

Data Science se situa, portanto, como uma disciplina crítica para o S&OP.

Decisões baseadas em dados além de mais confiáveis são mais fáceis de “vender” do que as baseadas em plena intuição.

Tenha em mente: Data Science é um processo, não um projeto! Busque sempre extrair o máximo que os dados podem te dizer.

Conclusão

A cada ciclo do processo aparecerão novas demandas para melhoria do processo de tomada de decisão.

Sendo assim, o novo processo demorará para se tornar estável pois estará parte do tempo buscando evoluir as análises e parte do tempo de fato montando material e analisando.

Por isso que dizemos que implantar um S&OP é uma maratona, não 100 metros rasos!

O S&OP, por estar constantemente analisando a performance do negócio, encontrará diversos problemas que precisam de solução. Sempre existem barreiras não previstas que são identificadas ao “vasculhar” os dados da empresa.

Então, será necessário foco e resiliência para alcançar os resultados.

Sabemos que os frutos do S&OP podem demorar a serem colhidos. Mas não se preocupe: os resultados virão!

Por experiência própria de nós da Plannera, que já realizamos diversas implantações sabemos que o S&OP proporciona:

  • 10% a 30% de aumento da Eficiência
  • 15% a 40% de redução de perdas de vendas
  • 5% a 35% de redução de Estoques
  • 5% a 30% de aumento no Forecast Accuracy
Resultados do SOP Plannera

Agora que você já tem um passo a passo para o S&OP, comece!

Se precisar de ajuda nesse processo, não deixe de entrar em contato com a gente! Ficaremos muito felizes em ajudar a sua empresa a ter os melhores resultados com o S&OP!

João Lauro Carneiro
João Lauro Carneiro

Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos!