Tendências para o S&OP no Brasil em 2024

Ano novo começando e está na hora das nossas previsões! Pedimos desculpas pelo pequeno atraso este ano, mas como o Carnaval ainda não chegou, ainda dá tempo. 

Vamos lá, temos cinco previsões para o S&OP em 2024: 

Pressão por estoques mais baixos continuará forte 

As principais projeções já apontam para uma SELIC com menos de dois dígitos, mas ainda próxima de 10%.  Apesar de ser um alívio em comparação com os 14% que tivemos que lidar em 2023, ainda é uma taxa de juros duas vezes maior do que encontramos na maioria dos países desenvolvidos. 

Isso quer dizer que o custo de capital aqui no Brasil (diretamente afetado pela SELIC) vai continuar alto. Também quer dizer que o uso eficiente do capital disponível nas empresas vai ser duplamente importante por aqui.  

Caixa livre vai continuar valendo ouro! 

E qual é um dos principais ralos de caixa da empresa? Os estoques! E se você já nos acompanha há algum tempo, sabe que defendemos que a Gestão Tática dos Estoques seja responsabilidade do S&OP. 

Por isso, continuamos incentivando os times de S&OP que acompanhamos a prestar atenção redobrada nas suas políticas de estoque, em busca de oportunidades de liberação de caixa que não sacrifiquem significativamente nem o serviço ao cliente, nem a eficiência da operação. 

Inteligência Artificial Generativa ainda não vai fazer diferença 

Inteligência Artificial Generativa (ou Generative AI) é um pouco como sexo no começo da adolescência: todo mundo fala disso o tempo todo, mas pouca gente de fato faz.  

Isso é particularmente verdade quando falamos de Supply Chain e, mais especificamente, da nossa praia: Supply Chain Planning. 

Nós até temos falado bastante sobre isso aqui na Plannera e investigado as primeiras oportunidades de adoção prática. 

Já enxergamos muita aplicação bacana no futuro não tão distante, e certamente vamos explorar alguns caminhos nos próximos anos.

Mas, pragmáticos que somos, não podemos negar a realidade simples da paisagem corporativa brasileira: a imensa maioria das empresas ainda não faz o básico bem-feito, ainda está prevendo demanda com base em médias e chutes, ainda planeja capacidade no papel de pão, ainda toma decisões baseadas em opiniões e instintos, e não em fatos e dados. 

Temos problemas mais básicos para resolver em 2024 antes de correr atrás da mais recente frase da moda. 

Até porque mal começamos a arranhar a superfície das oportunidades da palavra da moda de 5 anos atrás: Ciência de Dados! 

O mundo das pessoas jurídicas adota as novidades mais devagar do que o mundo das pessoas físicas pelo mesmo motivo que organismos mais complexos evoluem mais devagar que organismos mais simples: o custo da mudança é alto e os riscos de errar são maiores. 

Então, encorajamos a todos a continuar brincando e explorando as possibilidades do ChatGPT e companhia na sua vida pessoal, mas não prevemos nenhuma adoção significativa de IA generativa no S&OP em 2024. 

Agro vai continuar acelerando a adoção do S&OP 

Até poucos anos atrás nós praticamente não víamos empresas da cadeia de valor do agronegócio falando sobre S&OP. Não os encontrávamos em eventos, não recebíamos pedidos de proposta, não tínhamos muita abertura para falar sobre o assunto. 

Mas isso mudou drasticamente nos últimos 3 anos.  

Com o crescimento expressivo do agronegócio no Brasil, começamos a ver cada vez mais empresas se profissionalizando e buscando as melhores práticas de mercado, muitas vezes incentivadas por fundos de private equity que viram nelas uma excelente oportunidade de investimento, e que veem no S&OP uma alavanca importante de geração de valor. 

Apesar de um ano de projeções menos generosas para o Agro, vemos esta tendência de adoção do S&OP continuando e acelerando ao longo de 2024. 

O tamanho e complexidade dessas empresas não deixa mais espaço para a falta de planejamento! 

Adoção de Tecnologia vai aumentar 

Essa a gente prevê quase todo ano, e não erramos em nenhum. 

Todo processo de S&OP clama por tecnologia desde seu primeiro ano de implantação. 

É muito dado, muita gente, prazos curtos, análises e indicadores complicados… É o cenário perfeito para a tecnologia fazer a diferença. 

E como vemos (felizmente!) a adoção do S&OP aumentando aceleradamente no Brasil, também vemos a adoção de tecnologias aplicadas ao S&OP acelerando a reboque. 

Então, esperamos mais empresas turbinando seus processos de planejamento da demanda, operações e finanças com tecnologia este ano. 

Comunidade de S&OP vai ganhar força 

Quem nos acompanha sabe que há muitos anos investimos na comunidade de S&OP do Brasil. Não só porque isso nos beneficia, mas porque consideramos isso parte de nosso propósito, de nossa razão de existir. 

Por isso gastamos muitas horas (muitas E muitas horas!) escrevendo artigos, posts, gravando vídeos, polindo nossa didática. Para que mais profissionais possam entrar nesse mundo, causar impacto real em suas organizações, e alavancar suas carreiras. 

Felizmente vemos cada vez mais gente seguindo o mesmo caminho, com cada vez mais empresas e influenciadores corporativos gerando conteúdo gratuito e de qualidade. 

Por estarmos extremamente felizes com o resultado disso tudo, este ano decidimos dar um passo maior para fortalecer os mais de 15 mil profissionais de planejamento no Brasil.  

Vamos lançar a maior comunidade de profissionais de S&OP do Brasil, com cursos gratuitos, fóruns de discussão, vagas, benchmarkings e muito mais. 

Comunidade PlanAhead

O grande lançamento vai ser em março/24, então não posso dar mais spoilers aqui senão o time de Marketing me mata. Mas se quer ser um dos primeiros a saber, clique aqui que a gente te avisa assim que lançarmos! 

Um excelente 2024 a todos! 

Diego de Souza
Diego de Souza

Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos melhores conteúdos!